A ACESC completa hoje 67 anos.

Criada em 26 de julho de 1956 para congregar os cronistas esportivos de todo o Estado, a Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina (ACESC) está completando hoje 67 anos de existência.

A ACESC nasceu numa reunião sugerida pelo jornalista Pedro Paulo Machado e realizada no Clube Doze de Agosto, em Florianópolis, quando 18 desportistas resolveram fundar uma entidade que reunisse os cronistas esportivos de Santa Catarina.

Com discordância quanto ao nome da associação que estava sendo fundada, uma comissão formada pelos cronistas Jorge Cherem, Rui Tibúrcio Lobo e Lázaro Bartholomeu optou pela sigla que englobasse a categoria em todo o Estado, acatando a sugestão de Waldir Mafra Filho e denominando a nova entidade de ACESC. Foi assim que em 26 de julho de 1956 nasceu a entidade que hoje congrega a crônica esportiva catarinense.


Os líderes

Participaram da reunião Pedro Paulo Machado – eleito em 31 de maio de 1957 Presidente de Honra da ACESC – Waldir Mafra Filho, Jorge Cherem, João Luiz Neves, Alcebíades Souza Júnior, Fernando Linhares da Silva, Maury Borges, Rozendo Vasconcellos Lima, Cláudio Olinger Vieira, Rubens Cunha, Lázaro Bartholomeu, Waldir Grisard Filho, Milton Filomeno Ávila, Dalmiro Agapito Mafra, Rui Tibúrcio Lobo, Luiz Osnildo Martinelli, Humberto Hubert e José Duarte Silva.


O fundador, Maury Borges, recebe a credencial da ACESC do presidente JB Telles.

Em seu estatuto, registrado em 11 de outubro de 1956, são considerados igualmente fundadores, Ilmar G. Carvalho, Hamilton Alves, Edgar Bonassis da Silva, Gilberto J. Oliveira, Braz Silva e Moacyr Iguatemi da Silveira.

O primeiro presidente da ACESC foi Ilmar Carvalho, que enfrentou logo no começo da sua gestão o primeiro problema: onde realizar as reuniões?

Foi quando a entidade começou a se reunir em locais como o Clube Doze de Agosto, Conselho Regional de Desportos (CRD) nos altos do famoso Edifício Chiquinho, sede da TAC – Transportes Aéreos Catarinenses e nas rádios Guarujá e Diário da Manhã.

A sede própria

Para alívio geral, na gestão de Lauro Soncini (em 1967) foram adquiridas duas salas no Edifício Dias Velho, na Rua Felipe Schmidt, 303 no Centro da Capital. No entanto as dificuldades financeiras impossibilitaram o pagamento das prestações e uma das salas foi devolvida. A outra – 1015 – é até hoje a sede da entidade.

Os presidentes

Ocuparam a presidência da ACESC, Ilmar Carvalho, Jorge Cherem, Cláudio Olinger Vieira, José Nazareno Coelho, Wilson Reis, Pedro Paulo Machado, Lauro Soncini, Gilberto Pedro Hoffmann Nahas, José Bonifácio Telles e José Antônio de Mira.


ATA DE FUNDAÇÃO DA ACESC