ACESC presente na noite de homenagem à Filipe Luís.

Uma sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira (20) homenageou o atleta catarinense Filipe Luís Kasmirski, 38 anos. A iniciativa, que foi proposta pela Mesa da Casa e aprovada por unanimidade pelos 40 parlamentares, reuniu familiares, amigos, admiradores e muitas crianças e jovens fãs do ex-jogador de futebol, no Palácio Barriga Verde.

Um vídeo com a trajetória de vida do homenageado, apresentando depoimentos de pessoas que estiveram presentes em sua trajetória profissional, como atletas e treinadores, ilustrou um dos momentos mais emocionantes do evento. Como destacaram os deputados proponentes da homenagem, Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB), o objetivo dessa solenidade foi reconhecer a história de sucesso do ex-jogador no futebol.

ACESC esteve representada na sessão por seu presidente JB Telles e o vice Cristiano Schmidt Andujar.

Exemplos

Antídio Lunelli destacou a humildade de Filipe e os projetos sociais que o ex-atleta desenvolve em Jaraguá do Sul.

“Ele não é simplesmente um jogador, ele representa um atleta completo, o verdadeiro atleta brasileiro, pelo seu lado humano, pela sua família, pela sua simplicidade, pela humildade e pelo grande trabalho que ele desempenha em Jaraguá do Sul”, destacou o parlamentar, afirmando que a homenagem é muito merecida. “É um homem que representa os atletas brasileiros, pelo seu legado. Estamos muito orgulhosos. É uma honra o Parlamento poder prestar essa homenagem”, concluiu.  

Já o Deputado Vicente Caropreso, ressaltou o carisma que Filipe Luís tem com as crianças. “Ele é um exemplo de atleta. Filipe Luís tem um comportamento exemplar dentro e fora de campo. Estamos testemunhando as crianças aqui querendo tirar foto com ele, gravar vídeos, enfim, ele é um atleta diferente”, pontuou Caropreso, que definiu o homenageado como “exemplo de jaguarense e de catarinense”. 

“Com toda humildade, chegou aonde chegou, com apoio da família, com passagens pelo futebol internacional e Seleção Brasileira.  Essa homenagem é para ele e para as pessoas que fizeram a diferença na vida dele. De Jaraguá para o mundo”, afirmou.  

Também participou do evento o deputado Emerson Stein (MDB), que fez questão de prestar seu reconhecimento à trajetória de sucesso do atleta, avaliando que “Filipe Luís é uma personalidade que é exemplo para Santa Catarina”. “Pela sua caminhada vitoriosa e por tudo o que representou e representa é uma inspiração para todos nós, em especial para os jovens e crianças”, disse. 

O homenageado

Em sua manifestação, o homenageado Filipe Luís disse que tudo o que conquistou foi resultado da educação familiar e de ter a sorte de ter nascido em uma cidade como Jaraguá do Sul e num estado como Santa Catarina.    

“Quem me conhece sabe que não gosto de olhar muito para trás, mas realmente estou muito feliz com a minha trajetória que me deixa muito orgulhoso, respeitando a minha essência, de onde eu vim, por tudo o que passei, para poder chegar aonde cheguei, estou orgulhoso. Foi primordial a educação que recebi, a cidade que nasci e o meu estado, que me forjaram como um ser humano integro”, avaliou, destacando o apoio de sua família. “Estou muito feliz por essa homenagem. A partir de agora, os desafios serão outros”, informou. 

Um sonho

Ao traçar os caminhos da sua carreira, Filipe Luís lembrou que o seu sonho de chegar à Seleção Brasileira nasceu numa noite quando na concentração do Figueirense, teve uma programação musical interrompida pela triste notícia do acidente de carro que em 28 de novembro de 2002, vitimou Mahicon Librelato, que se destacara no Criciúma e estava no Internacional de Ponto Alegre. “Ele tinha todo potencial para estar na seleção brasileira e aquele fato me chocou muito” disse o ex-atleta, enfatizando: “Prometi para mim mesmo que um dia eu iria representá-lo na seleção”.   

O Figueirense

Dirigindo-se ao presidente José Tadeu da Cruz, Filipe Luís fez questão de agradecer ao clube que o projetou, o Figueirense, que lhe proporcionou a primeira transferência internacional “numa demonstração mais de apoio à minha carreira do que em benefício próprio” disse.
Após fez questão de citar seu assessor de imprensa, jornalista JB Telles “pelas orientações em minhas falas junto à imprensa” e aos seus ex-companheiros de clube que estavam presentes, Wilson, Fernandes, Carlos Alberto Guilherme Siqueira, o técnico Abel Ribeiro e o médico Sérgio Parucker.  

A base de uma carreira

Destacado para saudar o homenageado em nome da crônica esportiva catarinense, o presidente da ACESC, assessor de Imprensa de Filipe Luís, na sua passagem pelo Figueirense, jornalista JB Telles, relembrou a chegada do atleta do clube de Florianópolis e lembrou que um dos fatores que impulsionaram o desenvolvimento técnico do atleta, foi a sua formação familiar: “A família é a base de tudo, o alicerce da vida” destacou o jornalista, cumprimentando os país de Filipe Luís, Moisés e Sueli Kasmirski, presentes na homenagem ao consagrado e vitorioso filho.

Telles ainda agradeceu a iniciativa dos deputados Vicente Caropreso e Antídio Lunelli em homenagear Filipe Luís, destacando o fato como “um sentimento de gratidão em nome não só de Jaraguá do Sul, terra natal do homenageado, mas de Santa Catarina, do Brasil e do próprio futebol.      

Os ensinamentos da base

Filipe Luís ganhou destaque profissional atuando pelo Figueirense (2003/2004), de onde saiu para o Ajax (Holanda) seguindo sua carreira no Real Madrid, Deportivo La Coruña, Atlético de Madrid, Chelsea (Inglaterra), retornando ao Atlético de Madrid de onde veio para o Flamengo, em 2019.

De 2015 a 2019, Filipe Luís teve presença constante nas Seleção brasileira de Futebol, sob o comando do técnico Tite.

A humildade, uma das características do profissional, foi constatada na homenagem que recebeu ontem, na Assembleia Legislativa, quando lembrou do início de sua carreira, jogando pelo Jaraguá Futsal sob o comando do técnico Maneca: “Tudo que aprendi de domínio de bola, controle, domínio orientado, esses dribles curtos de um pé para o outro, passe com lado externo do pé, jogar para frente, passe diagonal cortado… Tudo isso eu aprendi com o Maneca no futsal. Depois, foi muito difícil adaptar no campo. Com o tempo, eu consegui. Nem gostava de jogar, porque tocava pouco na bola, mas meu pai me obrigou, não teve jeito e tive que ir para o campo.

A nova carreira

Em 30 de novembro de 2023, aos 38 anos, Filipe Luís, anunciou oficialmente a sua aposentadoria como atleta profissional e já de posse da Licença B do curso feito na CBF Academy para ser técnico de categorias de base, Filipe Luís foi anunciado como treinador do time sub-17 do Flamengo, em 18 de janeiro de 2024.

Agraciados

Junto à homenagem ao atleta Filipe Luís, a Assembleia Legislativa também agraciou:

– Clube de Regatas do Flamengo, representado pelo embaixador Eustáquio Domingos Torres

– Figueirense Futebol Clube, representado pelo presidente José Tadeu da Cruz

– Associação Desportiva Jaraguá, representada pelos senhores Patrick Gay Merci e Alvori da Rosa 

– Diretor-executivo do Figueirense Futebol Clube, Marco Aurélio Cunha

– Ex-técnico do Figueirense Abel de Souza Ribeiro

– Coordenador do Centro de Treinamento Filipe Luis, Manoel Dalpasquale.

Fotos: Cristiano Andujar