O Brasil comemora hoje, 19 de julho, o Dia Nacional do seu principal esporte, o Futebol. Para nós, da ACESC, todo dia é o dia dele, mas hoje é uma comemoração especial.
Foi em 1976 que a então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu o Dia Nacional do Futebol. A data de 19 de julho foi a escolhida por marcar a fundação do
Sport Club Rio Grande
(Rio Grande do Sul) considerado oficialmente o clube mais antigo do Brasil.
O clube gaúcho foi fundado no ano de 1900, por um grupo de imigrantes europeus que buscavam implementar a prática do esporte no país.
Em Santa Catarina
Sempre que se comemora o Dia Nacional do Futebol, destacando a fundação do Sport Club Rio Grande, lembramos do vovô do futebol catarinense, o
Clube Atlético Carlos Renaux
(Brusque) o clube mais antigo ainda em atividade no nosso futebol.
O Carlos Renaux foi fundado em 14 de setembro de 1913, sob o nome de Sport Club brusquense, por Arthur Olinger (ex-jogador do Novo Hamburgo) e Guilherme Diegoli. Olinger trabalhava num curtume em Novo Hamburgo (RS) e Diegoli construía vagões em Paranaguá (PR). Ambos decidiram retornar a Brusque e na bagagem de Olinger veio uma bola de futebol. Fui a motivação para promoverem uma partida contra o Clube Caça e Tiro Araújo Brusque. Após o “embate” se organizaram para a criação de um clube oficial que recebeu o nome de Clube Atlético Carlos Renaux.
Se primeiro presidente foi Guilherme Fernandes e sua primeira partida oficial em 22 de agosto de 1914, contra o Tijuquense, num zero a zero. A comemoração do primeiro gol do “vovô do futebol catarinense” foi contra o Itajaí FC, marcado por Willie Rish. Na sua trajetória, o Carlos Renaux conquistou dois títulos estaduais de Santa Catarina: em 1950 e 1953.
No Dia Nacional do Futebol, a ACESC lembra o Clube Atlético Carlos Renaux, homenageando os demais clubes que ajudaram a formar e desenvolver o futebol catarinense.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.