Celebrar e refletir, uma ótima missão apresentada aos dirigentes do futebol catarinense.

Ao receber o evento que encerou o Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2024, no auditório da Procuradoria-Geral da Justiça de Santa Catarina, em Florianópolis, o Subprocurador Geral de Assuntos Institucionais do Ministério Público de Santa Catarina, Paulo Antônio Locatelli destacou a tradicional parceria da Federação Catarinense de Futebol com o MPSC que representa um “entrosamento que demonstra e a lealdade que existe entre as instituições”.

Mais adiante, ao lembrar ações estabelecidas a partir de 2008, com o advento do Estatuto do Torcedor, citou que a recente edição da Lei Geral do Esporte aponta ações para combater a marginalidade no futebol e apontou a necessidade de um trabalho em conjunto para extirpar dos estádios o indivíduo que busca se esconder na coletividade para cometer crimes. E, completou, sugerindo a adoção de medidas mais amplas como a instalação da biometria facial nos estádios, mesmo que em estádios com capacidade inferior a 20 mil torcedores, como exige a Lei Geral do Esporte.

Lei a íntegra do importante pronunciamento do Dr. Paulo Antônio Locatelli:

“Quero em nome do MPSC dar as boas-vindas a todos os presentes, dizer que é uma grande satisfação recebê-los em nossa casa e estamos extremamente honrados com a presença dos senhores e das senhoras.

Gostaria de cumprimentar os profissionais premiados nessa noite assim como todos aqueles que trabalharam para o sucesso do campeonato catarinense. Um cumprimento especial a equipe campeã do Criciúma.

Peço licença para aproveitar esse momento único para agradecer a FCF a parceria de décadas com o MPSC sempre com ações conjuntas voltadas a garantir a adequação e segurança do espetáculo, zelando pela efetivação dos direitos estabelecidos desde antes do ESTATUTO DO TORCEDOR. Vale citar ações como o programa justiça presente e o histórico TAC celebrado em 2008 pelo atual PGJ, Dr. Fabio Trajano, a época promotor de justiça de defesa do consumidor na Capital que regulou com a FCF e Associação dos Clubes o cadastro das torcidas organizadas. Em 2010, novo acordo para fixar o controle das condições sanitárias e normas de segurança. Recentemente, ações conjuntas foram adotadas para torcida única, fato que não é do agrado de muitos, mas que infelizmente se tornou necessário por conta dos excessos.

Esse entrosamento demonstra a confiança e a lealdade que existe entre as instituições.

Estamos atentos e prontos para novas parcerias. Diante do alto interesse social foi editada a LEI GERAL DO ESPORTE, com a criação do Sistema Nacional do Esporte (Sinesp) do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Esportivos (SNIIE), e do Plano Nacional pela Cultura de Paz no Esporte.

A premiação TOP DA BOLA, para nossa satisfação, ocorre hoje na casa do MP, instituição que tem a função de garantir a proteção dos direitos coletivos, zelar pela segurança, estar em constante sintonia com a sociedade para melhor atendê-la. Para isso, precisamos estar atentos ao seu comportamento e nada melhor do que o futebol, que como se costuma dizer, é a metáfora da vida.

A potência pedagógica e existencial do futebol é notória na vida de todos nós e como tal deve ser incentivada a prática saudável desse esporte em todos os seus segmentos, principalmente o futebol profissional, maior vitrine comportamental, tanto pela paixão que atrai, como por seus exemplos, atitudes e virtudes.

Lembro da frase do vencedor do prêmio Nobel de literatura, o goleiro e filósofo franco argelino, Albert Camus, que dizia: ‘O que eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem, eu devo ao futebol’.

Vocês sabiam que na infância, há 100 anos atrás, uma situação peculiar obrigou que Camus se transformasse em goleiro: relatos demonstram que, a cada vez que chegava em casa, sua avó conferia as solas dos sapatos para ver se não estavam demasiadamente gastas, então, para escapar de surras, resolveu que o melhor era deixar a correria dos jogadores de linha de lado e zelar pela meta de seu time.

Saber sobre a vida é conhecer sobre futebol, pois as fronteiras que separam o futebol da vida são tão pequenas. 

O futebol é uma dessas ilustrações fiéis do cotidiano. Reflexo da nossa pequenez ou altivez frente a decepções ou alegrias. No jogo e na vida enfrentamos oscilações, somos resilientes e superamos desafios, necessitamos da coragem para jogar e para viver. Precisamos de solidariedade, do incentivo dos amigos para nos apoiar no jogo e na vida.

Por tudo isso, devemos trabalhar juntos buscando garantir a segurança, extirpando dos estádios aquele indivíduo que busca se esconder na coletividade para cometer crimes. Esse não é torcedor. Quem agride jornalistas que estão desempenhando suas funções na cobertura dos jogos, ou torcedores – razão maior do espetáculo – é um marginal que mancha os gramados catarinenses e fere inocentes.

O MPSC está sempre à disposição da FCF e dos clubes, seja por meio de buscar a implantação da biometria facial nos estádios, ainda que não exigida para estádios com capacidade menor que 20 mil torcedores, mas ainda assim uma medida eficaz para identificar os autores de delitos, apurar os ilícitos, e cumprir nossa missão constitucional.

Por fim, eventos como esse permitem celebrar e refletir. Vale sempre lembrar que as pessoas irão esquecer o que você disse, algumas irão lembrar do que você fez, mas jamais esquecerão de como você as fez se sentirem.

Futebol é assim, sentimento, pertencimento. Razão pela qual alguns atletas, treinadores ou dirigentes são eternizados. Até mesmo jogadas são eternas!!! Mesmo sem gol. Momentos inesquecíveis para a nossa alegria ou tristeza (eu lembro do golaço de bicicleta do Índio da Chape na Arena Condá na final de 95 e também do gol do Luís Carlos Oliveira no primeiro minuto do segundo jogo das finais e que deu o título ao Criciúma – Alguns por mais que você tente apagar da mente não dá – não esqueço também a final de 2016 com gol do saudoso Bruno Rangel e o capitão Kleber Santanna levantando a taça.

Ouso dizer que muitos dos melhores momentos que passei com meus filhos foram dentro de um estádio de futebol, e que assim continue sendo para as famílias catarinenses.

Mais uma vez, sejam todos bem-vindos, uma alegria recebê-los para um momento tão grandioso para o esporte catarinense”.

Fotos: Cristiano Andujar /MPSC